Nereu Ramos nasceu em 03 de setembro de 1888, em Lages, Santa Catarina. Vem de família de políticos, uma das poucas oligarquias que acompanharam todos os movimentos políticos mais importantes do século XX sem ceder à primazia da política estadual. Ele iniciou sua vida política com a fundação do Partido Liberal Catarinense (PLC), em 1927. Foi eleito deputado federal, em 1930, cargo que exerceu até o fechamento do Congresso, no mesmo ano. Em 1935, foi eleito governador de Santa Catarina e, em 1937, nomeado interventor do mesmo estado, após o início do Estado Novo de Vargas. Ocupou a função até 1945, sendo eleito no ano seguinte, simultaneamente, para deputado federal e senador, pelo Partido Social Democrático (PSD).
Foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, em 1951, e vice-presidente do Senado, em 1955, o que o levou a assumir brevemente a presidência da República (de novembro de 1955 até Janeiro de 1956), após o suicídio de Getúlio Vargas e o rápido impeachment dos mandatos do vice-presidente (Café Filho) e do presidente da Câmara dos Deputados (Carlos Luz), na época.
Após a posse de Juscelino Kubitschek como presidente da República, em 1956, Nereu Ramos foi indicado para o cargo de Ministro da Justiça. No exercício de sua função, foi o responsável por dar ordens ao Exército para reprimir as manifestações que aconteciam em todo o país, exigindo a revogação do aumento da tarifa dos bondes; e do cerco à sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), no Rio de Janeiro. Permaneceu na função até 1957, quando retornou ao cargo de senador. Em 1958, morreu em acidente aéreo, após o avião em que viajava cair durante o pouso em São José dos Pinhais, no Paraná.
Fonte:
http://www.cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/biografias/nereu_ramos / Acesso: mai. 2021
Fonte:
https://www25.senado.leg.br/web/senadores/senador/-/perfil/2140 / Acesso: mai. 2021