Evaristo de Moraes Filho

Nascido em 5 de julho de 1914, no Rio de Janeiro, o ocupante da cadeira de número 40 da Academia Brasileira de Letras, Evaristo de Moraes Filho, fez o curso primário na Escola Pública Nilo Peçanha, no bairro de São Cristóvão, e o secundário no Ginásio 28 de Setembro, escola na qual se classificou em 1º lugar e foi escolhido orador da turma de 1932. Ingressou na Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro em 1933, concluindo o curso em 1937, numa turma em que teve como colegas o historiador José Honório Rodrigues e Alzira Vargas, filha do Presidente Getúlio Vargas. Evaristo também se licenciou em Filosofia pela Faculdade Nacional de Filosofia, em 1949. Fez o curso de extensão em Filosofia da Educação. Quatro anos mais tarde, doutorou-se em Direito e em Ciências Sociais.  

Integrou diversas instituições relacionadas ao Direito do Trabalho. Como procurador da Justiça do Trabalho, lecionou no Instituto de Iniciação Profissional, na Faculdade Nacional de Filosofia e na Faculdade Nacional de Direito.  Aposentado compulsoriamente, em 1º de setembro de 1969, por força do Ato Institucional nº 5, não retornou à Universidade mesmo depois de anistiado, em 1979. Em 1983, recebeu o título de Professor Emérito da UFRJ e, em 15 de março do ano seguinte, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, na vaga do professor Alceu Amoroso Lima, tomando posse em 4 de outubro. 

Em 10 de dezembro de 1980 ingressou, na qualidade de sócio honorário, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, passando a ser efetivo 9 anos depois. Fez parte ainda de diversas instituições culturais brasileiras e estrangeiras. Obteve as medalhas Rui Barbosa, Clóvis Beviláqua, Mérito do Trabalho, Teixeira de Freitas e do Mérito da Magistratura. Faleceu em 22 de julho de 2016, aos 102 anos de idade, por causas naturais.

Fonte: 

http://www.academia.org.br/academicos/evaristo-de-moraes-filho/bibliografia   Acesso: mar.2020.

http://www.bvemf.ifcs.ufrj.br/ Acesso: mar.2020.

 

Evaristo de Moraes Filho

Nascimento
Rio de Janeiro, RJ, 05 de julho de 1914

Falecimento
Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 22 de julho de 2016


Participações

Organização Função Início Término Cidade Estado
Academia Brasileira de Letras
Membro 1984 2016
Ministério Público do Trabalho (MPT)
Membro

Formações

Instituição de Ensino Campo de Estudo Início Término
Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ) 1933 1937