Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB)

É a maior organização indígena do Brasil. Tem 75 organizações membros dos nove estados da Amazônia Brasileira (Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins): são associações locais, federações regionais, organizações de mulheres, professores e estudantes indígenas. Juntas, as comunidades somam aproximadamente 430 mil pessoas, o que representa cerca de 60% da população indígena do Brasil. A coordenação foi fundada para ser o instrumento de luta e de representação dos povos indígenas da Amazônia Legal Brasileira pelos seus direitos básicos (terra, saúde, educação, economia e interculturalidade). Representa cerca de 160 diferentes povos indígenas com características particulares, que ocupam aproximadamente 110 milhões de hectares no território amazônico. Tem sede em Manaus e uma representação em Brasília (DF) para articulação política e para dar apoio as organizações indígenas. Tem como instância máxima de deliberação sua Assembleia Geral Ordinária que, a cada três anos, reúne lideranças representativas de 31 regiões dos nove estados da Amazônia Legal Brasileira.

Fonte: https://coiab.org.br/quemsomos Acesso: jan. 2020.

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB)

Movimento social

Ator Coletivo