Rui Costa Pimenta nasceu em 25 de junho de 1957, na cidade de São Paulo. Iniciou sua carreira política no movimento estudantil, no final dos anos 1970, momento no qual as campanhas pela redemocratização do país questionavam a legitimidade do regime militar. Foi diretor do Centro Acadêmico do curso de Letras da Universidade de São Paulo (USP), mas não concluiu o curso, transferindo-se para a Faculdade Casper Líbero, onde se formou em Jornalismo.
Os movimentos políticos o levaram também a participar da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980, e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), iniciando trajetória vinculada ao universo sindical e trabalhista. A partir de 1984, começou a trabalhar como jornalista para a CUT. No interior do PT, militou no movimento Tendência Causa Operária, que se opunha fortemente às políticas de coligação de caráter eleitoral mantidas pelo partido, bem como ao modelo de sustentação partidário-parlamentar, viabilizados pelos diversos prefeitos petistas eleitos, nas eleições municipais de 1988. A exemplo de outros grupos de esquerda presentes no interior do PT, a tendência teve atritos com a direção partidária em inúmeras ocasiões, especialmente durante a administração da prefeita Luiza Erundina, em São Paulo (1988-1992).
Os militantes da Tendência Causa Operária foram expulsos do PT em 1992, e Rui Costa Pimenta iniciou os procedimentos para a fundação do Partido da Causa Operária (PCO), que conseguiu registro jurídico definitivo em 1996. Pimenta tem concorrido em diversas eleições, pelo PCO, com resultado eleitoral bastante modesto: foi candidato nas eleições municipais à prefeitura de São Paulo, em 2000, e candidato à presidência da República, nas eleições de 2002, 2006, 2010 e 2014. Também concorreu, em outras eleições, aos cargos de vereador e deputado federal. Nunca foi eleito.
Vinculado às teses da esquerda marxista, Rui Costa Pimenta acredita na superação da sociedade capitalista por outro modelo de organização social e econômica. Entre os principais temas divulgados em suas campanhas eleitorais, estão o controle do sistema financeiro; a reestatização das empresas brasileiras privatizadas, durante os anos 1990, e o não pagamento dos juros da dívida pública.
Fonte: https://ruicostapimenta.com/biografia/economia/ / Acesso: mai.2021
Instituição de Ensino | Campo de Estudo | Início | Término |
Faculdade Casper Libero |