Roberto Cláudio

Roberto Cláudio nasceu na cidade de Fortaleza, no dia 15 de agosto de 1975. Iniciou a carreira política depois da acadêmica. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde o pai fora reitor, Roberto Cláudio cursou mestrado e doutorado em Saúde Pública, na Universidade do Arizona. Ao retornar para o Ceará, candidatou-se a deputado estadual pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS). Elegeu-se com cerca de 21 mil votos, a maioria advindos da região metropolitana de Fortaleza.

Em seu primeiro mandato como deputado, foi vice-líder do governo de Cid Gomes e presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia do parlamento cearense. Também foi membro das comissões de Saúde; Fiscalização e Controle; Educação, Cultura e Desporto. Além disso, foi titular da Procuradoria da Assembleia Legislativa. Foi reeleito deputado em 2010. Dessa vez, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), com quase 70 mil votos. No novo mandato, foi eleito, por unanimidade, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Na presidência da Casa, foi acusado de mandar a Polícia Militar reprimir protestos de professores à base de força e repressão, quando estes se manifestavam na Assembleia.

Em 2012, interrompeu o mandato como deputado para candidatar-se à prefeitura de Fortaleza que, até então, era comandada por Luizianne Lins, do Partido dos Trabalhadores (PT). A coligação de Roberto, "Para Renovar Fortaleza", foi a maior entre os prefeituráveis, com 19 partidos. Apesar de ir ao segundo turno com votação inferior a de Elmano Freitas, candidato do PT, indicado por Luizianne, Roberto Cláudio venceu a eleição com 53% dos votos válidos.

O começo de sua gestão foi marcado por polêmicas, as quais envolviam as mudanças que pretendia fazer em parques e praças da cidade. Ainda no primeiro ano de seu mandato, filiou-se ao Partido Republicano da Ordem Social, junto aos irmãos Cid e Ciro Gomes, de trajetória política local e nacional. Dois anos depois, também junto aos irmãos Gomes, migrou para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Conseguiu ser reeleito em 2016, novamente no segundo turno. Dessa vez, contra o deputado Capitão Wagner, político policial que simboliza a oposição aos Ferreira Gomes no estado do Ceará.

Em 2022, Roberto Cláudio foi candidato ao governo do estado do Ceará pelo PDT, sem se eleger.

Fonte: https://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/roberto-claudio-frota-bezerra-filho / Acesso: mai. 2021

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2022/08/08/sabatina-roberto-claudio.htm Acesso: ago.2022

https://focus.jor.br/roberto-claudio-fui-vitima-de-uma-circunstancia-na-eleicao/ Acesso: ago.23

Roberto Cláudio

Nomes Políticos
Roberto Cláudio

Nascimento
Fortaleza, CE, 15 de agosto de 1975


Participações

Organização Função Início Término Cidade Estado
Partido Democrático Trabalhista (PDT)
Prefeito (a) 2013 2020 Fortaleza
Partido Republicano da Ordem Social (PROS)
Membro do partido 2013 2015
Partido Socialista Brasileiro (PSB) (pós golpe civil-militar de 1964)
Membro do partido 2007 2013
Partido Socialista Brasileiro (PSB) (pós golpe civil-militar de 1964)
Deputado (a) Estadual 2007 2012 CE
Partido Humanista da Solidariedade (PHS)
Membro do partido 2006 2007
Partido Democrático Trabalhista (PDT)
Membro do partido 2016

Formações

Instituição de Ensino Campo de Estudo Início Término
Universidade Federal do Ceará (CE)

Galeria