Prudente José de Morais Barros

Prudente de Morais nasceu em 04 de outubro de 1841, em um sítio nos arredores de Itu. Ingressou na Faculdade de Direito de São Paulo, em 1859. Lá, participou de uma sociedade secreta que preconizava a luta pelo liberalismo, o abolicionismo e o republicanismo. Formou-se em 1863, mudando-se para Piracicaba, onde abriu um escritório de advocacia, profissão que exerceu por mais dois anos, antes de se iniciar na vida política. Filiado ao Partido Liberal, foi eleito vereador da cidade e tomou posse em 1865, quando foi também escolhido para presidir a Câmara Municipal.

Em 1867, foi eleito deputado da Assembleia Provincial. Entretanto, com a queda do gabinete liberal na época, novas eleições foram convocadas. O Partido Liberal decidiu não concorrer. Em 1869, deixou seu cargo de vereador e se desligou do Partido Liberal, junto a outros membros, para fazer parte do Partido Radical. Logo após a criação do Partido Republicano, em 1872, no Rio de Janeiro, as influências cariocas chegaram a São Paulo. No ano seguinte, a partir de convenção em Itu, foram organizadas as bases para a formação do Partido Republicano na província, intensificando a Propaganda Republicana, como ficou conhecido o movimento, do qual Prudente se tornou um dos líderes.

Em 1877, com o aumento da adesão às propostas republicanas, sobretudo nas zonas cafeeiras de São Paulo, os republicanos Prudente de Morais, Campos Sales e Martinho Prado conseguiram integrar a chapa liberal para as eleições provinciais. Em 1878, Prudente foi eleito deputado provincial pelo 8º distrito, que incluía Rio Claro e Piracicaba. Foi reeleito em 1881 e 1883,1885 e 1887. Em 1884, conseguiu  ser eleito também para a Assembleia Geral do Império. Com a instauração do governo provisório de marechal Deodoro da Fonseca, Prudente de Morais foi nomeado governador de São Paulo. Deixou o governo paulista, em 1890, e se elegeu senador, quando passou a participar da Assembleia Constituinte, da qual foi presidente. Com o fim do período regimental, em 1894, foram realizadas as eleições diretas para presidência.

Prudente de Morais foi eleito o primeiro presidente da República, com apoio do recém fundado Partido Republicano Federal (PRF). Sua eleição marcou a ascensão da oligarquia cafeeira paulista, substituindo os setores militares. Os quatro anos de governo de Morais foram marcados por forte instabilidade política, tanto pela oposição dos jacobinos, ligados à Floriano Peixoto, quanto pela Revolução Federalista, no Rio Grande do Sul, que só teria fim após seu primeiro ano de mandato. Em 1896, também se deparou com a revolta de Canudos, no interior da Bahia, e com uma tentativa de atentado contra a sua vida. Apesar das crises e revoltas, conseguiu manter seu mandato até o fim, tomando importantes medidas relativas à política externa.  Consolidou a dívida com os ingleses, delimitou os limites territoriais com a Argentina, fortaleceu as relações políticas com Portugal e resolveu os conflitos territoriais com a França. Assinou o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação com o Japão, almejando incentivar a vinda de imigrantes japoneses para o Brasil. Deixou a presidência no fim de 1898, e retornou a Piracicaba onde passou a acompanhar a vida política de longe. Faleceu em dezembro de 1902, vítima de tuberculose.

Fonte: http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/MORAIS,%20Prudente%20de.pdf / Acesso: mai. 2021

Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/governo-prudente-de-morais-1894-1898-presidente-enfrenta-canudos.htm#fotoNav=3 / Acesso: mai. 2021

Prudente José de Morais Barros

Prudente de Morais