Filho mais novo de Dom Pedro I, conhecido como Pedro II ou Dom Pedro II, foi o último imperador do Brasil. Nasceu em 2 de dezembro de 1825, na cidade do Rio de Janeiro. Com a morte de todos seus 7 irmãos mais velhos e com apenas um ano de vida, tornou-se herdeiro da coroa brasileira, no ano de 1826. Quatro anos depois, seu pai, Dom Pedro I, abdicava do trono, passando-o para o filho. Devido à baixa idade do herdeiro, constituiu-se uma regência trina que, posteriormente, tornaria-se una. O objetivo da regência era governar o Império até a maioridade de Pedro II.
Enquanto não atingia idade apta para governar, Pedro II teve aula de caligrafia, literatura, francês, inglês, alemão, geografia, ciências naturais, pintura, música, dança, esgrima e equitação. Em 1841, após nove anos de conflitos internos, Pedro II foi declarado maior de idade e, no ano seguinte, coroado imperador. Nos primeiros anos de administração do país, reestabeleceu o conselho de Estado, cedeu anistia geral e buscou pacificar os conflitos existentes, entre 1842 e 1848. Em 1850, com menos de 25 anos, seu império estava consolidado. No período, aprovou o fim do tráfico negreiro.
Entre 1864 e 1870, a popularidade decaindo devido às acusações de falta de comprometimento com o país e à recente instabilidade econômica provocada pelas guerras na região do Rio da Prata, saiu vitorioso na Guerra do Paraguai. Em 1871, aprovou a Lei do Ventre Livre; e, 1888, a Lei Áurea (sancionada pela princesa Isabel, na ausência de Pedro II). Em 1887, apresentava saúde debilitada e, em 1889, com a Proclamação da República, é obrigado a deixar o país. Dois anos depois, em 1891, morre de pneumonia em Paris, na França.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_II_do_Brasil#.C3.9Altimos_anos / Acesso: mai. 2021
Fonte: http://educacao.uol.com.br/biografias/d-pedro-2.jhtm / Acesso: mai. 2021
Fonte: https://www.ebiografia.com/dompedro_ii/ / Acesso: mai. 2021