Paulo Roberto Barreto Bornhausen

Paulo Roberto Barreto Bornhausen nasceu em 19 de setembro de 1963, em Blumenau, Santa Catarina. É filho do ex-governador Jorge Bornhausen. Antes de militar no Partido Socialista Brasileiro (PSB), partido ao qual foi trazido pelo ex-presidente nacional da sigla, Eduardo Campos, foi filiado ao Partido da Frente Liberal (PFL), ao Democratas (DEM) e ao Partido Social Democrático (PSD). Seu primeiro cargo eletivo foi como deputado federal, pelo PFL, em 1994. Em 1998, foi deputado estadual e autor da lei que regulamentou o trabalho voluntário no Brasil. Também votou a favor do teto de 1.200 reais para a aposentadoria no setor público e do estabelecimento da idade mínima e tempo de contribuição para o setor privado. Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, foi líder do governo Esperidião Amim, até 2002. Candidatou-se ao Senado em 2002, mas não foi eleito.

Em 2006, voltou à Câmara dos Deputados. Na Câmara, foi idealizador do movimento nacional "Xô, CPMF". Em outubro de 2010, foi reeleito e ingressou no PSD, mas se licenciou para a assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, que comandou até 2014. Como secretário, foi idealizador e principal responsável pela implantação da fábrica da BMW no estado de Santa Catarina. Foi para o PSB em 2013, por apostar na possibilidade de uma "terceira via". Em 2019, desfiliou-se do PSB para filiar-se ao Podemos, partido no qual permanece.

Fonte: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/paulo-roberto-barreto-bornhausen / Acesso: mai. 2021




 

Paulo Roberto Barreto Bornhausen

Nomes Políticos
Paulo Bornhausen

Nascimento
Blumenau, SC, 19 de setembro de 1963


Participações


Formações

Instituição de Ensino Campo de Estudo Início Término
Universidade Federal de Santa Catarina (SC) 1981 1985

Galeria