Mírian Sobreira nasceu em 05 de novembro de 1956, na cidade de Iguatu, no Ceará.
Iniciou a carreira política como secretária municipal de Ação Social de Iguatu, quando era esposa do prefeito. Eleita deputada estadual em 2010 e reeleita em 2014, foi convidada pelo então governador do Ceará, Camilo Santana, em 2015, para assumir a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). Ficou à frente da pasta coordenando, articulando e executando ações para a consolidação da Política Estadual sobre Drogas. Nesse período (entre 2015 e 2016), foi a primeira secretária de Políticas sobre Drogas do Brasil. Em de junho de 2017, retornou para às atividades parlamentares.
Na Assembleia Legislativa, exerceu a função de presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia e da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público; vice-presidente da Comissão de Seguridade Social e Saúde; além de integrar a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres.
Foi presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (CCTES) e 3º Procuradora Adjunta Especial da Mulher, na Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa. Sobreira foi filiada ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) até 2022, quando optou pela saída da sigla e pela filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Fonte:
https://eleicoes.poder360.com.br/candidato/1113171#2018 / Acesso: mai. 2021
https://focus.jor.br/mirian-sobreira-oficializa-filiacao-ao-pt/ Acesso: ago.23