Marcelo Freixo

Marcelo Freixo nasceu em Niterói, no ano de 1967. Filho de professores da rede pública de ensino, teve a vida simples de garoto da periferia da região metropolitana do Rio de Janeiro. Quando adolescente, panfletava nas ruas da cidade para ajudar no orçamento da família. Conseguiu entrar no curso de economia, mas, aos 21 anos, resolve mudar para o curso de História da Universidade Federal Fluminense. A sua especialização em direitos humanos começou no período que dava aulas voluntariamente no sistema penitenciário. O contato com a pobreza e a violência fez com que adquirisse olhar crítico que se tornou fundamental na militância política e na carreira como professor universitário da área de Direitos Humanos do departamento de História da mesma universidade onde se graduou. No campo dos Direitos Humanos, além de docente, trabalhou também como consultor do deputado Chico Alencar, como pesquisador da ONG Justiça Global, como presidente e fiscal das condições das penitenciárias do estado no Conselho da Comunidade da Comarca do Rio de Janeiro.

Foi militante do Partido dos Trabalhadores durante anos, chegando a se filiar no ano de 1986, construindo assim suas bases políticas. Em 2005, transferiu-se para o recém-criado Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), legenda pela qual foi eleito, em 2006, deputado estadual do Rio de Janeiro. Sua atuação mais marcante, durante o mandato, foi a presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito das Milícias, que investigava o envolvimento de parlamentares do estado com grupos de milícias localizados, principalmente, em favelas da capital. Além disso, presidiu também a Comissão Parlamentar de Inquérito do tráfico de armas. Após uma onda de ameaças contra a sua vida, Freixo foi convidado pela Anistia Internacional a se exilar na Espanha em 2011. Em 2014, Freixo foi reeleito ao cargo de deputado estadual do Rio com votação recorde e campanha mais barata em comparação aos outros deputados eleitos.

Ainda no PSOL, em 2012, Freixo se candidatou à prefeitura do Rio de Janeiro e recebeu apoio de vários representantes dos setores progressistas da sociedade carioca. Perdeu as eleições ficando em segundo lugar, com 30% dos votos válidos. O candidato Eduardo Paes foi o eleito, ainda em primeiro turno. No ano de 2016, Marcelo Freixo voltou a concorrer à eleição para a prefeitura da capital fluminense e perdeu para Marcelo Crivella. Nas eleições de 2018, foi eleito o segundo deputado federal mais votado do estado do Rio de Janeiro.

Em 2021, Freixo foi escolhido como líder da oposição na Câmara de Deputados. No mesmo ano, Freixo anunciou a sua saído do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) para interegrar o Partido Socialista Brasileiro (PSB), pelo qual foi candidato ao governo do estado do Rio de Janeiro nas eleições de 2022, tendo como vice o ex-prefeito Cesar Maia (PSDB). A chapa obteve 27% dos votos, perdendo o pleito no primeiro turno.

Em 2023, Freixo foi indicado como presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, a Embratur. Anunciou sua saída do PSB para ingressar o Partido dos Trabalhadores.

Fonte: https://www.marcelofreixo.com.br/ / Acesso: mai. 2022.

https://g1.globo.com/politica/blog/octavio-guedes/post/2022/07/25/com-cesar-maia-na-vice-freixo-define-o-seu-alckmin-para-a-eleicao-no-rio.ghtml Acesso: jul.2022.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/eleicoes/2022/noticia/2022/10/02/freixo-diz-que-derrota-no-primeiro-turno-na-eleicao-do-rj-foi-grande-licao.ghtml Acesso: ago.23

https://embratur.com.br/2023/01/23/dez-dias-de-freixo-na-embratur-discurso-se-concretiza-nas-primeiras-acoes/ Acesso: ago.23

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2023/05/05/marcelo-freixo-se-filia-ao-pt-no-rio.ghtml Acesso: ago.23

 



 


Marcelo Freixo

Nomes Políticos
Freixo

Nascimento
Niterói, RJ, 12 de abril de 1967


Participações

Organização Função Início Término Cidade Estado
Partido Socialista Brasileiro (PSB) (pós golpe civil-militar de 1964)
Membro do partido 2021 2023
Partido Socialista Brasileiro (PSB) (pós golpe civil-militar de 1964)
Deputado (a) Federal 2021 2022
Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)
Deputado (a) Federal 2019 2021 RJ
Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)
Membro do partido 2005 2021
Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)
Deputado (a) Estadual 2007 2019 RJ
Partido dos Trabalhadores (PT)
Membro do partido 1986 2003
Partido dos Trabalhadores (PT)
Membro do partido 2023

Formações

Instituição de Ensino Campo de Estudo Início Término
Universidade Federal Fluminense (RJ) 1988