Luiz Inácio Lula da Silva

Em 1972, ele foi eleito primeiro-secretário e, em 1975,  presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. Reelegeu-se para o cargo em 1978. Como líder sindical, dirigiu as grandes greves dos metalúrgicos, que ocorreram no final da década de 1970 e começo da década de 1980. Por essas ações, Lula foi preso e perdeu seus direitos como dirigente, por enquadramento na Lei de Segurança Nacional da ditadura militar. Ao voltar à liberdade, em 1980, Lula e outros militantes, simpatizantes, trabalhadores, líderes sindicais, intelectuais, artistas etc., que partilhavam de uma visão de esquerda, fundaram o Partido dos Trabalhadores (PT). A legenda se dizia formada pelos trabalhadores e para os trabalhadores e possuía caráter de contestação da política tradicional, sendo apoiada pela grande maioria dos sindicatos do país e até mesmo pelos partidos socialistas e comunistas de extrema-esquerda, ainda clandestinos.

Em 1984, o PT já havia se consolidado em todo o território nacional, e Lula era uma das lideranças das manifestações que pediam “Diretas Já!”, pedindo voto direto para a presidência da República. Lula foi eleito deputado federal de São Paulo, em 1986. Em 1989, foi derrotado, no segundo turno, nas primeiras eleições diretas para presidente, na Nova República. Em 1994 e 1998, candidatou-se novamente, mas não teve sucesso.

Em 2002, na sua quarta candidatura à presidência da República, Lula se candidata por um PT bastante diferente daquele das origens, pois a sigla foi lentamente se adaptando à política institucional e abandonando o caráter de radical contra o sistema político. Lula, também já distinto daquele líder grevista do ABC, foi eleito naquele ano, tornando-se o presidente da República mais votado da história e o primeiro de origem operária.

Na presidência, Lula deixou de lado algumas das bandeiras históricas do PT, como a realização da reforma agrária, a re-estatização de empresas privatizadas, o fim do imposto sindical, dos grandes salários para parlamentares etc., para levar adiante projeto de governo mais amigável ao mercado e aos investimentos comerciais internos e externos, fazendo alianças com boa parte dos partidos existentes no Brasil. Seu governo apresentou melhoria nos índices de Educação, Saúde, distribuição de renda e etc., aplicando e desenvolvendo programas, alguns já existentes anteriormente, como o Fome Zero, o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida, o Prouni, entre outros. Apesar dos escândalos de corrupção, envolvendo o seu governo, entre eles o do mensalão, que desgastou a imagem de vários líderes petistas, Lula foi reeleito em 2006 e saiu do governo com mais de 80% de aprovação popular. Seu capital político ajudou a eleger e reeleger Dilma Rousseff.

Em 2016, Lula se tornou réu na operação Lava Jato. Em abril de 2018, entregou-se à Polícia Federal, após ter a prisão decretada. Ele foi solto em novembro de 2019, após o Supremo Tribunal Federal decidir que a execução de pena só deveria ocorrer com o trânsito em julgado da sentença. 

Em 2022, Lula oficializou sua candidatura à presidência da república, tendo como vice Geraldo Alckmin, do PSB. Obtendo 50,83% dos votos válidos no segundo turno, foi eleito presidente pela terceira vez.

 

Fonte:

http://www.institutolula.org/biografia / Acesso: mai. 2021

http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/ex-presidentes/luiz-inacio-lula-da-silva/biografia-periodo-presidencial / Acesso: mai. 2021

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/eleicoes/2022/noticia/2022/07/21/pt-oficializa-candidatura-de-lula-e-alckmin-a-presidencia-da-republica-em-convencao-em-sao-paulo.ghtml Acesso: ago.2022

https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2022/Outubro/lula-e-eleito-novamente-presidente-da-republica-do-brasil Acesso: ago.23

Luiz Inácio Lula da Silva

Nomes Políticos
Lula

Nascimento
Caetés, PE, 27 de outubro de 1945


Participações

Organização Função Início Término Cidade Estado
Partido dos Trabalhadores (PT)
Presidente (a) da República 2003 2010
Partido dos Trabalhadores (PT)
Deputado (a) Federal 1987 1990 SP
Partido dos Trabalhadores (PT)
Fundador (a) do partido 1980

Galeria