José Aldo Rebelo

José Aldo Rebelo nasceu em 23 de fevereiro de 1956, na cidade de Viçosa, Alagoas. Iniciou a militância política no movimento estudantil, quando cursava Direito na Universidade Federal de Alagoas, onde começou a estudar em 1975, saindo três anos depois. Não chegou a concluir sua graduação. Passou um período em São Paulo para trabalhar no diretório do Partido Comunista do Brasil que, naquela época, devido à ditadura militar, estava na clandestinidade. De volta a Alagoas, foi durante um tempo jornalista e lutou pela liberdade de imprensa. Em 1979, sua participação no movimento estudantil cresceu: ocupou o cargo de secretário-geral da União Nacional dos Estudantes (UNE). Já em 1980, foi eleito presidente da entidade máxima representativa dos estudantes brasileiros, a UNE, chegando a viajar para diversos países para participar de fóruns e congressos estudantis. 

Em 1981, filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). No ano seguinte, disputou o pleito para deputado federal pela legenda, mas não obteve sucesso. Com o fim do regime militar em 1985, Rebelo saiu do PMDB e voltou ao PC do B, que passava a ser um partido legal. Foi vitorioso nas eleições de 1988, tornando-se vereador de São Paulo, e também nas eleições de 1990, quando foi eleito deputado federal por São Paulo. Nesse primeiro mandato, foi vice-líder e, mais tarde, líder do PC do B na Câmara; membro da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público; membro da Comissão de Relações Exteriores; membro da comissão de investigação dos crimes de responsabilidade do presidente Fernando Collor de Mello; membro Comissão de Economia, Finanças e Dívida Externa. Nas eleições de 1994, foi reeleito deputado federal e, nesse mandato, voltou a ser líder do PCdoB na Câmara e membro da Comissão de Economia, Indústria e Comércio, assim como membro das comissões de Direitos Humanos, de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeira e Controle. Nas eleições de 1998 e 2002, conseguiu novamente vaga na Câmara dos Deputados.

Em 2004, foi convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a assumir a Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais do Governo, como ministro-chefe. Sua proximidade com a gestão Lula, e a boa passagem pelo Congresso durante todos os seus mandatos, ajudaram-no a aproximar o Poder Executivo do Legislativo. Ao voltar para a Câmara dos Deputados, em 2005, lançou sua candidatura à presidência da Casa e foi eleito tanto pela oposição ao governo como pelo PT. Coordenou a Câmara em momento de crise do governo Lula, no período das investigações do escândalo do "mensalão", que mostravam aliados do presidente envolvidos em esquemas de propina e corrupção. Deixou a presidência da Câmara no início de 2007, ao tomar posse em seu novo mandato como deputado.

Em 2008, participou da chapa de Marta Suplicy para a prefeitura de São Paulo, como vice-prefeito. Foram vencidos, no segundo turno, por Gilberto Kassab. No governo da presidenta Dilma Rousseff, entre 2011 e 2016, foi ministro do Esporte; da Ciência, Tecnologia e Inovação; e da Defesa. Deixou o governo federal, em março de 2016, com o afastamento de Dilma da presidência da República, para o início do processo de impeachment.

Em 14 de agosto de 2017, Rebelo se desligou do PCdoB, filiando-se ao PSB, do qual também de afastou por discordar de uma possível candidatura à presidência da República do ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa. Filiou-se, por fim, ao partido Solidariedade, chegando a ser lançado como pré-candidato do partido à presidência, em 2018. Retirou sua candidatura dado o apoio de seu partido ao candidato Geraldo Alckmin. No mesmo ano, assumiu a chefia da Casa Civil, do governo do estado de São Paulo. 

Desfiliou-se do Solidariedade em 2019 e filiou-se, em 2022, ao PDT, pelo qual foi candidato ao Senado no estado de São Paulo. Obtendo 1% dos votos, não se elegeu.

Fonte: 

https://www18.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/jose-aldo-rebelo-figueiredo Acesso: mai. 2021

https://www.dgabc.com.br/Noticia/3873413/aldo-rebelo-disputa-senado-e-diz-que-pais-deve-debater-retomada Acesso: ago.2022.

https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/politica-economia/329063-vaga-ao-senado-pelo-estado-de-sao-paulo-fica-com-marcos-pontes-aldo-rebelo-fica-apenas-7-colocacao.html Acesso: ago.23


José Aldo Rebelo

Nomes Políticos
Aldo Rebelo

Nascimento
Viçosa, AL, 23 de fevereiro de 1956



Formações

Instituição de Ensino Campo de Estudo Início Término
Universidade Federal de Alagoas (AL) 1975 1978

Galeria