Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (Joaquim Nabuco) escritor e diplomata, nasceu em Recife, Pernambuco, em 19 de agosto de 1849. Compareceu às sessões preliminares de instalação da Academia Brasileira de Letras, fundador da cadeira nº 27, que tem como patrono Maciel Monteiro. Era filho do senador José Tomás Nabuco de Araújo e de Ana Benigna Barreto Nabuco de Araújo, irmã do Marquês do Recife, Francisco Pais Barreto. Estudou humanidades no Colégio Pedro II, bacharelando-se em Letras. Em 1865, seguiu para São Paulo, onde fez os três primeiros anos de Direito. Formou-se em Recife, em 1870. Foi adido de primeira classe em Londres, depois em Washington.

Em 1883, em Londres, publicou O Abolicionismo. De regresso ao país, foi novamente eleito deputado por Pernambuco, retomando posição de destaque na campanha abolicionista, que cinco anos depois foi coroada de êxito. Após 1889, viveu no Rio de Janeiro, exercendo a advocacia e fazendo jornalismo. Frequentava a redação da Revista Brasileira.

Em 1906, veio ao Rio de Janeiro para presidir a 3ª. Conferência Pan-Americana. Em sua companhia, veio o Secretário de Estado norte-americano Elihu Root. Ambos eram defensores do pan-americanismo, no sentido de ampla e efetiva aproximação continental. Em 1909, fez viagem oficial a Havana, para assistir à restauração do governo nacional de Cuba.

Faleceu em Washington, EUA, em 17 de janeiro de 1910. Seu corpo foi conduzido, com solenidade excepcional, para o cemitério da capital norte-americana. Depois, foi trasladado para o Brasil, no cruzador North Caroline. Do Rio de Janeiro foi transportado para Recife, cidade que o viu nascer.

Fonte: http://mapa.an.gov.br/index.php/publicacoes2/70-biografias/541-joaquim-aurelio-barreto-nabuco-de-araujo / Acesso: mai. 2021
Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo

Joaquim Nabuco