João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque

João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque nasceu em Umbuzeiro, na Paraíba, no dia 24 de janeiro de 1878. Foi sobrinho do ex-presidente da república Epitácio Pessoa e neto do Barão de Lucena. Estudou na escola militar de praia vermelha, em 1895, mas não concluiu o curso. Em 1898, matriculou-se na Faculdade de Direito de Recife, tendo se formado em 1904. Trabalhou no Rio de Janeiro como advogado, no Ministério da Fazenda e na Marinha Brasileira. Em 1919, com a posse do seu tio Epitácio Pessoa, tornou-se presidente do Supremo Tribunal Militar (STM).

Em 1928, foi eleito presidente do estado da Paraíba, promovendo reforma político-administrativa na estrutura do estado. Para superar as dificuldades financeiras, impôs tributos ao comércio com o porto de Recife. Essa prática gerou descontentamento das elites locais, principalmente o descontentamento do coronel José Pereira Lima que era chefe político do município de Princesa e tinha grande influência política em todo o estado.

Em 1929, recusou-se a apoiar a candidatura de Julio Prestes, defendendo o candidato Getúlio Vargas, da Aliança Liberal entre Minas Gerais e Rio Grande do Sul, tornando-se candidato a vice-presidente. José Pereira, apoiador da candidatura de Julio Prestes, organizou uma revolta no município de Princesa que foi apoiada pelo governo federal, o que impulsionou a tática da Aliança Liberal de organizar revolta armada para derrubar o então presidente e impedir que Julio Prestes assumisse. João Pessoa foi contra essa tática, pois estava concentrado em reprimir o levante em Princesa.

Na repressão ao movimento de Princesa, João Pessoa ordenou a polícia que invadisse a casa de suspeitos que poderiam estar colaborando com os revoltosos. Nesse episódio, a casa de João Dantas - importante aliado de José Pereira - foi invadida. Lá, foram encontradas cartas íntimas trocadas entre Dantas e a namorada. Essas cartas foram publicadas na mídia e causaram grande escândalo. Alguns dias depois desse episódio, João Pessoa foi assassinado por dois tiros disparados por João Dantas, em 1930. O corpo foi transferido para o Rio de Janeiro e enterrado em meio a grande manifestação popular, o que trouxe ainda mais base para o movimento revolucionário da Aliança Liberal que derrubou o presidente Washington Luís, em 1930. Em setembro daquele mesmo ano, a capital paraibana, até então denominada cidade da Paraíba, foi rebatizada com o seu nome.

Fonte: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=374 / Acesso: mai. 2021
João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque

Nomes Políticos
João Pessoa

Nascimento
Umbuzeiro, PE, 24 de janeiro de 1878

Falecimento
Recife, PE, Brasil, 26 de julho de 1930


Participações

Organização Função Início Término Cidade Estado
Partido Republicano da Paraiba (PRP)
Governador (a) 1928 1930 Paraiba PB
Partido Republicano da Paraiba (PRP)
Ministro (a) 1919 1930

Formações

Instituição de Ensino Campo de Estudo Início Término
Universidade Federal de Pernambuco (PE) 1899 1904