Jackson de Figueiredo

Nascido em Aracaju, em 9 de outubro de 1981, foi importante liderança política da década de 1920. Formou-se em Direito em Salvador e se transferiu para o Rio de Janeiro, onde se dedicou à política e ao jornalismo e, por influência de Tobias Barreto, tornou-se anticlericalista. Depois, paulatinamente se inclinou para a religiosidade, terminando por se converter ao catolicismo, em 1918. Desempenhou relevante papel na recristianização da vida e da cultura brasileiras, tornando seu nome referência na história do catolicismo brasileiro, como organizador do movimento católico leigo. 

Como jornalista e professor de Literatura, fundou o Centro D. Vital, no Rio de Janeiro,  em 1921, para difundir entre as classes cultas os princípios do cristianismo. Por meio de seus cursos e da revista A Ordem, tornou-se figura central do movimento católico. Através do centro e da revista, combateu o comunismo, o liberalismo e a revolução de modo geral. Ainda em 1921, defendeu a candidatura à presidência de Artur Bernardes, identificando-o com os princípios da autoridade, religião e ordem, em detrimento de Nilo Peçanha, que via como demagogo, revolucionário e ligado à maçonaria. Eleito Bernardes, colaborou com o governo na repressão aos movimentos tenentistas entre 1922 e 1924.

Morreu prematuramente, no Rio de Janeiro, e foi através de sua obra que o pensamento conservador, tradicionalista ou reacionário foi introduzido no Brasil. Colaborou em vários jornais e revistas, como a Gazeta de Notícias e O Jornal. Escreveu, entre outras obras, “A questão social na filosofia de Farias Brito” (1919); “Do nacionalismo na hora presente” (1921); “Afirmações” (1921); “A reação do bom senso” (1922); “Pascal e a inquietação moderna” (1924); “Literatura reacionária” (1924) e “A coluna de fogo” (1925), além dos publicados postumamente, o romance “Aevum” (1932) e “Correspondência” (1946). É considerado mentor intelectual de Alceu Amoroso Lima, literariamente conhecido como Tristão de Athayde, o mais importante pensador católico do Brasil do século XX.

Fonte: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/biografias/jackson_de_figueiredo Acesso: jan.2020. 

 

Jackson de Figueiredo

Nomes Políticos
jackson de figueiredo, Jackson de Figueiredo

Nascimento
Aracaju, SE, 09 de outubro de 1891

Falecimento
Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 04 de novembro de 1928


Formações

Instituição de Ensino Campo de Estudo Início Término
Universidade Federal da Bahia (BA) 1913 1918