Nascido em Aracaju, em 9 de outubro de 1981, foi importante liderança política da década de 1920. Formou-se em Direito em Salvador e se transferiu para o Rio de Janeiro, onde se dedicou à política e ao jornalismo e, por influência de Tobias Barreto, tornou-se anticlericalista. Depois, paulatinamente se inclinou para a religiosidade, terminando por se converter ao catolicismo, em 1918. Desempenhou relevante papel na recristianização da vida e da cultura brasileiras, tornando seu nome referência na história do catolicismo brasileiro, como organizador do movimento católico leigo.
Como jornalista e professor de Literatura, fundou o Centro D. Vital, no Rio de Janeiro, em 1921, para difundir entre as classes cultas os princípios do cristianismo. Por meio de seus cursos e da revista A Ordem, tornou-se figura central do movimento católico. Através do centro e da revista, combateu o comunismo, o liberalismo e a revolução de modo geral. Ainda em 1921, defendeu a candidatura à presidência de Artur Bernardes, identificando-o com os princípios da autoridade, religião e ordem, em detrimento de Nilo Peçanha, que via como demagogo, revolucionário e ligado à maçonaria. Eleito Bernardes, colaborou com o governo na repressão aos movimentos tenentistas entre 1922 e 1924.
Morreu prematuramente, no Rio de Janeiro, e foi através de sua obra que o pensamento conservador, tradicionalista ou reacionário foi introduzido no Brasil. Colaborou em vários jornais e revistas, como a Gazeta de Notícias e O Jornal. Escreveu, entre outras obras, “A questão social na filosofia de Farias Brito” (1919); “Do nacionalismo na hora presente” (1921); “Afirmações” (1921); “A reação do bom senso” (1922); “Pascal e a inquietação moderna” (1924); “Literatura reacionária” (1924) e “A coluna de fogo” (1925), além dos publicados postumamente, o romance “Aevum” (1932) e “Correspondência” (1946). É considerado mentor intelectual de Alceu Amoroso Lima, literariamente conhecido como Tristão de Athayde, o mais importante pensador católico do Brasil do século XX.
Fonte: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/biografias/jackson_de_figueiredo Acesso: jan.2020.
Instituição de Ensino | Campo de Estudo | Início | Término |
Universidade Federal da Bahia (BA) | 1913 | 1918 |