Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo

Nascido em 4 de outubro de 1892 em Umbuzeiro, na Paraíba, Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello estudou Direito em Recife e estreou no jornalismo aos 15 anos, escrevendo para o Diário de Pernambuco e Correio da Manhã, no Rio, entre outros. Pouco a pouco, foi criando seu próprio império jornalístico, que chegou a reunir dezenas de jornais, revistas e estações de rádio. Até o ano de sua morte, 1968, Assis Chateaubriand foi o mais influente empresário de comunicação no Brasil. Ele construiu o conglomerado Diários e Emissoras Associados, ou simplesmente Diários Associados, em cujo ápice somou 34 jornais, 36 emissoras de rádio, 18 estações de TV e uma agência de notícias. Somem-se, ainda, as revistas O Cruzeiro, com a maior tiragem da América Latina, A Cigarra, e uma editora.

Chateaubriand tinha um projeto de poder. Para conquistá-lo, em 1924, já morando no Rio de Janeiro, compra o periódico O Jornal, que se tornaria o embrião de toda a cadeia de mídia. Em seguida, filia-se e assume a liderança do partido Aliança Liberal. Na condição de proprietário de um jornal e líder de um partido político, contribui com a vitória do movimento de insurreição de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder. A expansão do conglomerado começou durante o Estado Novo (1937 – 1945), coincidindo com o apoio dado ao regime de exceção do então presidente Getúlio Vargas. Assim, em 1935 inaugura sua primeira emissora de rádio, a Tupi AM, popularmente conhecida como O Cacique no Ar.  Em 1950, coloca no ar, em São Paulo, a primeira emissora de televisão da América Latina. No ano seguinte, ocorre a inauguração oficial da TV Tupi do Rio de Janeiro, com a presença do então presidente Eurico Gaspar Dutra. Foi a segunda emissora do Brasil. Esse é um dos feitos pelo qual Chateaubriand será sempre lembrado, embora tenha contribuído com outras realizações importantes, entre elas a fundação, em 1947, do Museu de Arte de São Paulo (MASP), com coleção de obras de grandes artistas, adquiridas na Europa do pós-guerra, graças à colaboração de Pietro Maria Bardi. Na condição de mecenas, deu oportunidade a escritores e artistas plásticos desconhecidos em sua época. Entre eles, Graça Aranha, Millôr Fernandes, Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Cândido Portinari.

Assis Chateaubriand, controverso, era amado e odiado. Seu império teria sido construído com base em interesses e compromissos políticos, incluindo a proximidade com o presidente Getúlio Vargas. Foi acusado de chantagear empresários que não anunciavam em seus veículos, por exemplo, o industrial Francisco Matarazzo Jr. Chateaubriand foi também senador da República (1952 e 1957); ocupou a cadeira deixada por Getúlio Vargas na Academia Brasileira de Letras (1854); foi embaixador do Brasil na Inglaterra (1955).

Apoiou o Golpe Militar (1964 – 1985), mas quando percebeu que os militares não deixariam o poder, liderou uma campanha contra o marechal Humberto de Alencar Castello Branco, primeiro militar no comando do país, acusando-o de compactuar com a fraude em curso para a instalação da TV Globo, concorrente, com financiamento de capital estrangeiro, proibido pela Constituição, ao mesmo tempo em que o governo não lhe concedia empréstimos para quitar dívidas trabalhistas com o governo federal.  Por seus ataques virulentos a Castello Branco, teve sua concessão cassada. Foi o início do declínio dos Diários e Emissoras Associados.

A excentricidade de Chateaubriand foi mantida viva em seu velório. Seu corpo foi velado ao lado das pinturas Cardeal, de Velázquez, e Nu, de Renoir, simbolizando, segundo Bardi, as três coisas que mais amou: o poder, a arte e a mulher.

Fonte:

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/francisco-de-assis-chateaubriand-bandeira-de-melo.  Acesso: jan.2020.

Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo

Assis Chateaubriand, Chatô

Umbuzeiro, PB, 04 de outubro de 1892

Falecimento
São Paulo, SP, Brasil, 04 de abril de 1968

Academia Brasileira de Letras
Membro 1954 1968 Rio de Janeiro RJ
Partido Social Democrático (PSD) (pré golpe civil-militar de 1964)
Senador (a) 1952 1957 PB
Ministério das Relações Exteriores