Erika Hilton

Erika Santos Silva, conhecida como Erika Hilton, é uma política brasileira atuante na luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+ e da população negra.

Em 2018 foi eleita como co-deputada no mandato coletivo da Bancada Ativista (PSOL), e dois anos depois foi eleita como a primeira vereadora travesti da cidade de São Paulo. Nascida em 1992 na cidade de Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo, Hilton foi expulsa de casa aos 15 anos, recorrendo à prostituição para sobreviver. Anos depois, entrou em um cursinho pré-vestibular e no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos.

Em 2015, Hilton iniciou sua trajetória política ao entrar em um embate com uma empresa de ônibus que se recusara a imprimir sua passagem com seu nome social. Com a repercussão do caso, Hilton se aproximou da luta pelos direitos da população negra e LGBTQIA+, filiando-se ao PSOL em 2016, mesmo ano no qual concorreu à verança de Itu. Em 2018, Hilton ingressou na Bancada Ativista, um mandato coletivo eleito para Assembleia Legislativa de São Paulo.

Em 2020, Hilton se tornou a vereadora mais votada do Brasil e a primeira mulher transgênero a se eleger vereadora pela cidade de São Paulo. Em 2022, Hilton foi eleita deputada federal pelo estado de São Paulo, obtendo mais de 250 mil votos.

 

Fonte:

ERIKA HILTON - Deputada Federal eleita pelo PSOL-SP e mulher mais votada nas eleições de 2020 | Deputada Federal eleita pela PSOL-SP em 2022 e vereadora mais votada do país nas eleições de 2020. Acesso fev.2023

Da prostituição à Câmara de SP, conheça a história de Erika Hilton - GQ | Noticias (globo.com) Acesso: fev.23

'Somos prova de que há outra possibilidade', diz codeputada Érika Hilton - 01/12/2019 - UOL Notícias Acesso: fev.2023

Erika Hilton

Nascimento
Franco da Rocha, SP, 09 de dezembro de 1992