Erica da Silva

Erica da Silva, conhecida como Erica Malunguinho, nasceu em Pernambuco, em 20 de novembro de 1981, em família de militantes orgânicos de movimentos populares. Aos 17 anos, ela iniciou sua pesquisa em artes performáticas, abordando questões de construção de identidades transvestigeneres. Ao chegar em São Paulo, aos 20 anos, continuou a pesquisa, adentrando o universo da Educação e passando a incluir as relações raciais. Assim, começou a reconhecer melhor sua identidade de gênero silenciada e se percebeu como mulher trans.

Nos anos seguintes, Malunguinho estudou na Universidade de São Paulo (USP), cursando mestrado em Estética e História da Arte. Trabalhou como professora e como agente cultural. Por mais de uma década, colaborou com a formação de docentes e gestores de escolas, creches, ONGs e da rede de circos escolas, para compartilhar o que chamavam de “ampliação do universo cultural”. Naquele momento, suas pesquisas estavam no âmbito das artes, culturas e políticas, a partir dos fundamentos de raça e de gênero. 

Em 2016, transformou seu estúdio de arte (onde trabalhava como artista plástica e produzia fotografias, performances, escritos e desenhos) no centro cultural e quilombo urbano Aparelha Luzia, considerado um dos mais proeminentes centros de resistência negra, funcionando como abrigo contra o racismo enfrentado diariamente. Além disso, é local para apresentar obras artísticas e intelectuais com o objetivo de difundir a produção cultural e política da negritude.

Em 2018, decidiu se candidatar a deputada estadual, após a morte de Marielle Franco, política afro-brasileira LGBT. "Chorei muito quando soube do assassinato de Marielle Franco. Seu projeto político acabou de acabar. Foi uma mensagem para nós que não deveríamos estar lá brigando por nossos corpos e resistindo ao genocídio e ao racismo. Eu tinha tanto ódio em mim. Ao mesmo tempo, eu sabia que precisava tomar esse ódio e fazer algo positivo com ele". Malunguinho concorreu pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e foi eleita a  primeira deputada estadual trans, da Assembleia Legislativa paulista, com mais de 54 mil votos. 

Em 2022, Malunguinho havia anunciado sua candidatura à deputada federal, pelo PSOL. Em agosto, no entanto, ela retirou sua candidatura, afirmando que continuaria se mobilizando politicamente em outros espaços. 

Fonte:

 https://www.geledes.org.br/erica-malunguinho-primeira-deputada-estadual-transgenero-de-sao-paulo/  Acesso: mar.2020.

https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2022/08/14/promessa-do-psol-erica-malunguinho-sai-de-fininho-das-eleicoes-de-2022.htm Acesso: ago.23

Erica da Silva

Nomes Políticos
Erica Malunguinho

Nascimento
Recife, PE, 20 de novembro de 1981


Participações

Organização Função Início Término Cidade Estado
Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)
Deputado (a) Estadual 2018 2022 São Paulo SP

Formações

Instituição de Ensino Campo de Estudo Início Término
Universidade de São Paulo (SP)