Bertha Maria Júlia Lutz

Bertha Lutz nasceu na cidade de São Paulo, em 02 agosto de 1894, filha de imigrantes ingleses. Viajou à França, para estudos, ainda adolescente. Formou-se zoóloga em 1918, pela Universidade de Paris. Enquanto estava na Europa, Bertha teve contato com o movimento feminista e o movimento sufragista inglês. Quando retornou ao Brasil, tornou-se a segunda servidora pública mulher do país, depois de ser aprovada no concurso para secretária do Museu Nacional. Em 1919, fundou a Liga para a Emancipação Intelectual da Mulher. Em 1922, representou as mulheres brasileiras na Assembleia Geral da Liga das Mulheres Eleitoras, realizada nos Estados Unidos. Após a assembleia, foi escolhida como vice-presidente da Sociedade Pan-Americana. Logo em seguida, fundou a Federação Brasileira para o Progresso Feminino, movimento derivado da Liga que fundou em 1919. No ano de 1923, viaja à Roma para a Conferência Internacional da Mulher e, em 1925, reúne-se com outras lideranças feministas, na Conferência Pan-Americana da Mulher, em Washington. Em em 1929, participa da Conferência Internacional da Mulher, em Berlim. Em 1933, volta a representar o Brasil, dessa vez na VII Conferência Pan-Americana da Mulher, realizada em Montevidéu. Bertha também realizou importantes ações dentro do Brasil, entre elas: a participação no projeto do primeiro estado a adotar o voto das mulheres, o Rio Grande do Norte, com o governador Juvenal Lamartine de Faria; fundou a União Universitária Feminina; a União Profissional Feminina; e a União das Funcionárias Públicas.

Candidatou-se, pela primeira vez, no pleito de 1933, como deputada constituinte, pela legenda do Partido Autonomista do Distrito Federal, representando a Liga Eleitoral Independente. Não venceu as eleições, mas não deixou de acompanhar a constituinte no ano seguinte. Nas eleições de 1934, acabou obtendo a primeira suplência, chegando a assumir em 1936, com a morte do deputado titular. Mesmo sendo parlamentar por pouco tempo, conseguiu propor mudanças importantes na legislação brasileira, no que diz respeito à igualdade salarial, à licença de três meses para a gestante e à redução da jornada de trabalho, então de 13 horas diárias. Além disso, propôs projetos de combate à lepra e à malária. Com o início do Estado Novo, em 1937, Bertha continuou a trabalhar como servidora pública, como chefe do setor de Botânica do Museu Nacional. No ano de 1964, foi aposentada compulsoriamente do cargo. Bertha, então, retorna a suas viagens internacionais.

Representou o Brasil em conferência do Escritório Internacional do Trabalho, na Filadélfia, nos Estados Unidos. Além disso, atuou na Liga das Nações, em relação às condições do trabalho feminino. Foi a única mulher a integrar a comissão brasileira à Conferência de São Francisco que, em 1945, produziu a Carta das Nações Unidas. Por ter feito importante defesa dos direitos das mulheres na conferência, em 1975 (Ano Internacional da Mulher), foi convidada pelo governo brasileiro a integrar a delegação para o I Congresso Internacional da Mulher, na Cidade do México. Ainda foi membro da Sociedade Internacional das Mulheres Geógrafas; da Aliança Internacional pelo Sufrágio Feminino e Igualdade Política entre Sexos; e da Comissão Feminina Consultiva do Trabalho da Mulher. Em 1976, aos 84 anos, faleceu no Rio de Janeiro, em decorrência de uma pneumonia aguda.

 

Fonte:

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/berta-maria-julia-lutz>.  Acesso : fev. de 2020.

http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/paz-e-seguranca-internacionais/14884-bertha-lutz>.  Acesso : fev. de 2020.

http://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/bertha-lutz-uma-historia-de-luta-conquistas-de-direitos-da-mulher-no-brasil-20102421>.  Acesso : fev. de 2020.

Bertha Maria Júlia Lutz

Nomes Políticos
Bertha Lutz

Nascimento
São Paulo, SP, 02 de agosto de 1894

Falecimento
Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 16 de setembro de 1976


Participações

Organização Função Início Término Cidade Estado
Partido Autonomista do Distrito Federal (PADF)
Deputado (a) Federal 1936 1937 Rio de Janeiro RJ

Formações

Instituição de Ensino Campo de Estudo Início Término
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (RJ) 1928 1933