Abdias do Nascimento

Paulista da cidade de Franca, Abdias do Nascimento nasceu em março de 1914. Muda-se para São Paulo em 1930, onde falsifica sua certidão de nascimento para ter uma idade mais avançada e poder se alistar no Exército. Além de servir o Exército na capital, entra para o curso de Economia na Escola de Comércio Alvares Penteado. Começou a sua militância política ao integrar o movimento Frente Negra Brasileira, que realizava manifestações com o objetivo de integrar o negro na sociedade. Forma-se em economia na Universidade do Brasil em 1938.

Após uma viagem pela América Latina,  foi preso por agredir um delegado, sendo mandado à Penitenciaria do Carandiru, em São Paulo. Enquanto esteve preso, montou um grupo de teatro com outros presos. Ao deixar a prisão, cria o Teatro Experimental do Negro em 1944, formado exclusivamente por atores negros. Naquele mesmo ano, auxilia a fundação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Em 1945, Abdias funda o Comitê Democrático Afro-Brasileiro, grupo político que organizou a Convenção Nacional do Negro. No ano de 1950, organizou o Congresso do Negro Brasileiro e, em 1968, lançou o livro “O Negro Revoltado”.

Após o Ato Institucional nº5, exilou-se nos Estados Unidos e entrou no movimento negro do país. Foi professor visitante da Universidade Wesleyan, professor contratado e de dedicação exclusiva da Universidade do Estado de Nova Iorque e professor-conferencista da School of Drama na Universidade de Yale. Na mesma época, identifica-se com o movimento intelectual do pan-africanismo, chegando a viajar para outros países para discussões sobre a corrente, como Jamaica e Nigéria. Nesta, residiu durante um ano (1976-1977), como professor-visitante da Universidade de Ifé. Em 1981, retornou ao brasil.

Com a ajuda de Dom Paulo Evaristo Arns, funda o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro). É escolhido vice-presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e funda a Secretaria do Movimento Negro. Já em 1982, candidata-se ao cargo de deputado federal, ganhando a suplência e se tornando titular em 1983. Como deputado, levantou bandeiras da luta do movimento negro, propondo um projeto de lei estabelecendo cotas para homens e mulheres negras dentro do serviço público e o feriado nacional do Dia Nacional da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, e também, a inclusão da história das civilizações africanas e do africano no Brasil no currículo escolar comum. 

No ano de 1990, compõe a chapa para o senado como suplente de Darcy Ribeiro, e passa a ocupar a Secretaria Extraordinária para Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras (Seafro). No ano seguinte, organiza a ida de Nelson Mandela ao Brasil e ocupa o lugar de Darcy Ribeiro no Senado. Após a morte de Darcy Ribeiro, Abdias assume o cargo de senador, em 1997. Participa das comissões de Educação e de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Ao deixar o Congresso em 1999, torna-se secretário de Direitos Humanos e da Cidadania do Rio de Janeiro, no governo Anthony Garotinho.       

Após a carreira política, dedica-se à arte. Em 2004, recebe, na sede da UNESCO, o Prêmio Toussaint Louverture, pelos Extraordinários Serviços Prestados à Luta contra a Discriminação Racial. Faleceu em 24 de maio de 2011, vítima de uma pneumonia.

 

Fontes

ABDIAS do Nascimento. Disponível em: https://admbrasileira.wordpress.com/2016/11/03/abdias-nascimento-franca-sp-1914-2011/ . Acesso: jan. 2020.

CÂNDIDO, Daniela; SOUSA, Luís Otávio de. Verbete Biográfico: Abdias do Nascimento. Disponível em:http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/abdias-do-nascimento . Acesso: out.2016.


Abdias do Nascimento

Nascimento
Franca, SP, 14 de março de 1914

Falecimento
Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 23 de maio de 2011


Participações

Organização Função Início Término Cidade Estado
Partido Democrático Trabalhista (PDT)
Senador (a) 1997 1999 Rio de Janeiro RJ
Partido Democrático Trabalhista (PDT)
Senador (a) 1991 1992 Rio de Janeiro RJ
Partido Democrático Trabalhista (PDT)
Deputado (a) Federal 1983 1986 Rio de Janeiro RJ

Formações

Instituição de Ensino Campo de Estudo Início Término
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (RJ) 1930 1938