Tasso Ribeiro Jereissati

Tasso Ribeiro Jereissati nasceu em Fortaleza, no dia 15 de dezembro de 1948. Seu pai, o político Carlos Jereissati, foi deputado federal (1955-1963) e senador (1963) pelo Ceará. Apesar de ter participado do movimento estudantil, a vocação inicial de Tasso foram os negócios. Junto ao seu irmão, assumiu jovem a administração das empresas da família, pois o pai morreu quando ele tinha 14 anos. Adulto, graduou-se em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

A aproximação com a política ocorreu em 1976, quando ingressou no Centro Industrial do Ceará (CIC), junto a um grupo de jovens empresários cearenses, que pretendiam desenvolver um trabalho político, não partidário, em defesa da redemocratização do país e do reerguimento da economia nordestina. Entre 1981 e 1983, Tasso foi presidente da entidade, que funcionava como importante fórum de debates sobre os problemas do Brasil e do Ceará. As discussões no CIC marcaram a rebelião dos jovens empresários contra os coronéis, apoiados pela ditadura militar. O CIC participou da campanha pelas Diretas Já e na instalação do primeiro comitê eleitoral do país em apoio à candidatura de Tancredo Neves.

Em 1986, surgiu a oportunidade de Tasso para acabar com o domínio dos coronéis na política cearense. Com o lema "governo das mudanças", ele lançou sua candidatura ao governo do Ceará. Foi eleito pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), com o apoio do então governador, Gonzaga Mota, e de Mauro Benevides, presidente do PMDB do estado. Ocupou o cargo outras duas vezes (1995 – 1998 e 1999 – 2002). Seus dois últimos mandatos ocorreram quando já era filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Entrou para a sigla em 1990. Adotou medidas de austeridade e de baixa intervenção estatal na economia, contrárias à tradição política local. O governo foi reconhecido pela UNICEF como modelo de combate à mortalidade infantil, e o Ceará, no mesmo período, foi considerado o estado brasileiro que mais cresceu no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).  O turismo sexual, entretanto, também cresceu nesses anos.

É um dos principais líderes do PSDB, tendo sido presidente do partido (de 1991 a 1993 e de 2005 a 2007) e cotado à presidência da República.  Em 2002, foi eleito senador pelo estado do Ceará e ocupou o cargo até 2011, antes de retornar a ele após a vitória nas eleições de 2014, ano em que coordenou à campanha de Aécio Neves  para presidente do país. Defendeu o impeachment de Dilma Rousseff, bem como distanciamento do PSDB do governo Temer, depois de escândalos de corrupção serem divulgados na imprensa. Perdeu somente uma eleição que concorreu: a candidatura ao Senado, em 2010, ano em que Lula contava com alta aprovação popular e defendia outros postulantes para o Senado, no Ceará. Em 2018, Tasso realizou um "mea culpa" pelo PSDB: considerou um erro Aécio Neves ter contestado o resultado da eleição presidencial de 2018, bem como o fato de o PSDB ter entrado no governo de Temer. De acordo com Tasso, o questionamento do resultado eleitoral não faz parte nem da história nem do perfil do PSDB que, de acordo com ele, respeita as instituições e a democracia.

Tasso fora cotado para compor a chapa de Simone Tebet à Presidência como vice, em 2022, mas acabou optando por não concorrer.

Fonte: https://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/tasso-ribeiro-jereissati / Acesso: mai.2021

https://brpolitico.com.br/noticias/o-mea-culpa-de-tasso/ / Acesso: mai.2021

https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/eleicoes/noticia/2022/08/mara-gabrilli-deve-ser-vice-de-simone-tebet-apos-desistencia-de-tasso-jereissati-cl6b1tk43004d01h24nq2w337.html  Acesso: ago.2022

Tasso Ribeiro Jereissati

Nomes Políticos
Tasso Jereissati

Nascimento
Fortaleza, CE, 15 de dezembro de 1948


Participações

Organização Função Início Término Cidade Estado
Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)
Governador (a) 1995 2002 CE
Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)
Governador (a) 1987 1991 CE
Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)
Senador (a) 2015 CE
Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)
Membro do partido 1989

Formações

Instituição de Ensino Campo de Estudo Início Término
Fundação Getúlio Vargas