Plínio Salgado

Plínio Salgado nasceu em 22 de janeiro de 1895, em São Bento do Sapucaí, São Paulo. Filho de família católica com raízes políticas conservadoras, interrompeu seus estudos ainda jovem, em 1911, seguindo sua formação intelectual como autodidata. Em 1916, fundou em sua cidade natal, o semanário Correio de São Bento. Em 1918, iniciou suas atividades políticas, participando da fundação do Partido Municipalista, que reunia líderes dos municípios do Vale do Paraíba. Em 1920, durante campanha do partido, foi preso após tiroteio com a polícia. Obtendo liberdade, mudou-se para São Paulo, onde passou a trabalhar como revisor no Correio Paulistano.

Durante a década de 1920, tornou-se um escritor de renome, mas sua atuação política era ainda muito tímida, desenvolvendo-se às margens dos grupos oligárquicos paulistas. No final de 1924, ligou-se a uma facção dissidente do Partido Republicano Paulista (PRP), que rompera com o presidente de São Paulo, Washington Luís.

Em 1928, foi eleito deputado estadual, na legenda do PRP, com o apoio do presidente de São Paulo, Júlio Prestes. Participou de movimento de intelectuais ligados ao PRP, conhecido como Ação Renovadora Nacional. Em 1930, sem terminar seu mandato, viajou ao Oriente Médio e à Europa, como preceptor do filho do advogado Souza Aranha. Ao chegar à Itália, impressionou-se com o fascismo e com Mussolini, o que influenciou profundamente sua futura carreira política.

Em 1931, tornou-se redator do jornal A Razão, fundado por Souza Aranha na capital paulista. Lá, promoveu campanhas contra a constitucionalização do Brasil, o que levou a sede do jornal a ser incendiada, pouco antes da Revolução Constitucionalista de 1932. Ainda em 1932, divulgou o Manifesto de Outubro, apresentando as diretrizes de uma nova agremiação política, a Ação Integralista Brasileira (AIB), inspirada no fascismo italiano e outras vertentes europeias. Em 1933, a sede da organização foi transferida para o Rio de Janeiro e, em 1934, no I Congresso da AIB, organizado em Vitória (ES), Plínio recebeu o título de “chefe nacional" do movimento. Após o congresso, e sob a liderança de Salgado, o movimento passou a fundar jornais, abrir creches, escolas e promover desfiles integralistas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Em 1937, Plínio chegou a lançar sua candidatura à presidência, com forte campanha organizada pela AIB, Depois, passou a apoiar o governo de Vargas com a promessa de que o integralismo seria a base do novo regime, e que se tornaria Ministro da Educação. No entanto, logo após o golpe, Vargas decretou o fechamento dos partidos políticos, impactando diretamente na AIB e levando, mais tarde, à dissolução total do movimento.

Em 1939, Salgado foi detido e enviado para um exílio de seis anos em Portugal. Retornou ao Brasil em 1945, já na redemocratização do país, e passou a se dedicar à reformulação da doutrina integralista, o que deu origem ao Partido de Representação Popular (PRP).

Em 1955, lançou sua candidatura à presidência da República, obtendo apenas 8% do total. Apoiou a posse de Juscelino Kubitscheck e foi nomeado para a direção do Instituto Nacional de Imigração e Colonização. Em 1958, foi eleito deputado federal pelo Paraná, na legenda do PRP. Após a posse de João Goulart, em 1961, aliou-se à UDN e ao PSD na luta contra as reformas de base pretendidas no governo. Em 1962, reelegeu-se, agora por São Paulo, novamente na legenda do PRP.

Em 1964, intensificou sua oposição à Goulart; foi um dos oradores da Marcha da Família com Deus pela Liberdade, em São Paulo; e apoiou o golpe militar que depôs o então presidente. Com a extinção dos partidos políticos, devido ao Ato Institucional nº2 (AI-2), filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena). Candidatou-se a deputado federal pela legenda, em 1966, saindo vitorioso. Assumiu o cargo no ano seguinte, quando se tornou vice-líder do partido na casa. Em 1970, foi reeleito novamente deputado federal. Em 1974, despediu-se de sua carreira política em discurso proclamado na Câmara dos Deputados. Morreu em São Paulo, no ano seguinte.

Fonte: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/salgado-plinio / Acesso: mai. 2021

Plínio Salgado

Nomes Políticos
Plínio Salgado

Nascimento
São Bento de Sapucaí, SP, 22 de janeiro de 1895

Falecimento
São Paulo, SP, Brasil, 08 de dezembro de 1975


Participações

Organização Função Início Término Cidade Estado
Aliança Renovadora Nacional (ARENA)
Deputado (a) Federal 1967 1974 SP
Partido de Representação Popular (PRP)
Deputado (a) Federal 1962 1966 SP
Partido de Representação Popular (PRP)
Fundador (a) do partido 1945 1965
Partido de Representação Popular (PRP)
Deputado (a) Federal 1958 1962 PR
Partido Republicano Paulista (PRP)
Deputado (a) Estadual 1928 1930 SP

Galeria