Marco Antônio de Oliveira Maciel

Filho de parlamentar, Marco Antônio de Oliveira Maciel nasceu em Recife, em 21 de julho de 1940. Formou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Pernambuco, em 1963, mesmo ano que começou sua movimentação na política, ocupando a presidência da União dos Estudantes de Pernambuco, lugar em que se destacou por ir contra a corrente de esquerda predominante na União Nacional dos Estudantes (UNE).

Em 1966, disputou as eleições para deputado estadual em Pernambuco. Eleito pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA), permanece no cargo até 1970, quando se torna deputado federal, reelegendo-se em 1974. Foi eleito em 1976 e assumiu, em fevereiro de 1977, a presidência da Câmara dos Deputados. Dois meses depois, o presidente Ernesto Geisel acabou fechando o Congresso Nacional pelo período de duas semanas.

Geisel indicou Maciel, em 1978, para o cargo de governador do estado de Pernambuco, sendo eleito com a aprovação da Assembleia Legislativa do estado. Com o fim do bipartidarismo, ajudou a fundar o partido PDS (Partido Democrático Social) e se elegeu senador em 1982. Ao tomar posse em 1983, começa a articular sua candidatura para a presidência da Republica, dentro do próprio partido, para concorrer ao cargo no Colégio Eleitoral. Entretanto, com o passar do tempo houve, dentro da sua sigla, polarização entre os outros dois candidatos paraa concorrer à presidência, Paulo Maluf e Mário Andreazza. Vendo seus planos serem frustrados, retirou-se do PDS em maio de 1984, construindo a “Frente Liberal” junto a outros dissidentes do partido, como José Sarney.

Foi escolhido ministro da Educação por Tancredo Neves e, depois, transferido para o Gabinete Civil da presidência da República, tornando-se o grande articulador junto ao Congresso Nacional. Sai do cargo apenas em 1987, quando assume a presidência do PFL e trabalha na Assembleia Constituinte.

Em 1990, Maciel consegue obter novo mandato como senador por Pernambuco. Em 1994, é eleito vice-presidente da República, voltando a ser um grande articulador do governo no Congresso Nacional. Com o fim do mandato, depois de duas gestões consecutivas, voltou a ser eleito senador nas eleições de 2002. Como último acontecimento marcante de sua trajetória política, em 2007, o PFL foi refundado, dando origem ao partido Democratas (DEM).

Marco Maciel faleceu em 12 de junho de 2021, na cidade de Brasília, de causas naturais

Fonte: https://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/marco-antonio-de-oliveira-maciel-1 / Acesso: mai. 2021

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/06/12/morre-marco-maciel-ex-senador-e-ex-vice-presidente-da-republica  Acesso: jul.2022

Marco Antônio de Oliveira Maciel