Luciana Barbosa de Oliveira Santos

Luciana Santos nasceu em Recife, no dia 29 de dezembro de 1964. Formou-se em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Pernambuco. Iniciou a trajetória política ainda na faculdade, participando do movimento estudantil de sua época. Foi presidenta do Diretório Acadêmico de Engenharia e Computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1985, tornando-se, depois, dirigente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPE e vice-presidente regional da União Nacional de Estudantes (UNE), de 1989 a 1991. Filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em 1987, tornando-se membro do comitê central, em 2001.

Em 1992, candidatou-se a vereador de Olinda, mas não obteve sucesso. Em 1994, tentou uma vaga para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, assumindo como deputada em 1996, depois da renúncia da deputada Rosa Maria Lins de Albuquerque de Barros Correia, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), eleita prefeita da cidade de Arcoverde (PE). Em 1998, conseguiu novo mandato e foi líder do PC do B na Assembleia.

Foi prefeita de Olinda, de 2000 a 2008.  Foi a primeira mulher do PC do B a assumir uma prefeitura pelo partido. Por suas administrações, recebeu o prêmio Prefeita Amiga da Criança da Fundação Abrinq, prêmio de Expressão em Administração da Casa do Administrador de Pernambuco (CAPE) e do jornal Diário de Pernambuco, e o prêmio Governador Barbosa Lima Sobrinho, na categoria Prefeito Empreendedor. 

Em 2009, tornou-se vice-presidente do PCdoB. Em 2010, foi eleita deputada federal pela primeira vez. Durante o atual período como parlamentar, luta pela aprovação de pautas pelos direitos das mulheres, contra o trabalho infantil e a favor do desenvolvimento sustentável. Também atua em áreas relacionadas às ciências e à Engenharia Elétrica em geral. A deputada afirma priorizar receitas do Estado para as áreas de Saúde, Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Cultura. Em 2015, foi eleita presidenta do diretório nacional do PCdoB. Em 2018, tornou-se vice-governadora do estado de Pernambuco, em chapa com Paulo Câmara (PSB).

Em 2022, foi candidata a vice-governadora na chapa com Danilo Cabral, do PSB. A chapa não foi eleita, e em 2023 Luciana foi indicado para chefiar o Ministério de Ciência e tecnologia do novo governo Lula (PT).

 

Fonte:

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/luciana-barbosa-de-oliveira-santos / Acesso: mai. 2021

http://www.deputadaluciana.com.br/luciana-santos/ / Acesso: mai. 2021

https://pcdob.org.br/noticias/luciana-santos-e-indicada-pre-candidata-a-vice-governadora-de-pe/ Acesso: jul.2022

https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2022/12/quem-e-luciana-santos-escolhida-para-comandar-a-pasta-de-ciencia-e-tecnologia.shtml Acesso: ago.23

Luciana Barbosa de Oliveira Santos

Nomes Políticos
Luciana Santos

Nascimento
Recife, PE, 29 de dezembro de 1965



Formações

Instituição de Ensino Campo de Estudo Início Término
Universidade Federal de Pernambuco (PE)

Galeria