José Sarney de Araújo Costa

José Sarney de Araújo Costa, nascido José Ribamar Ferreira de Araújo Costa, é um político e escritor, o primeiro civil a exercer o cargo de presidente do Brasil, após o período militar (1964-1985). Sua carreira política começou em 1954, quando disputou a primeira eleição pelo PSD (Partido Social Democrata), conseguindo a suplência de deputado federal. Em 1955, migrou para a União Democrática Nacional (UDN) e se aproximou de lideranças do partido como Carlos Lacerda e Afonso Arinos. Já em 1958, Sarney comandou a chapa udenista, oposicionista no estado do Maranhão, sendo o deputado federal mais votado dentro da chapa de oposição. Em 1958, foi escolhido como presidente da UDN-MA, para o período de 1958-1965, e também como vice-presidente nacional da UDN, entre 1961-1963.

Comandou a campanha à presidência de Jânio Quadros no estado do Maranhão, assumindo a função de vice-líder do governo. Com a renúncia de Jânio ao cargo, em 1961, Sarney voltou-se para a oposição. Poucos anos mais tarde, chegou a se posicionar contra o golpe civil-militar, mas acabou aderindo ao partido governista ARENA (Aliança Renovadora Nacional), em 27 de outubro de 1965, quando o Ato Institucional nº2 (AI-2) entrou em vigor e instaurou o bipartidarismo. Foi presidente da ARENA em 1979.

Eleito governador do Maranhão (1966-1971) com número total de votos muito superior aos outros candidatos, realizou série de investimentos em infraestrutura no estado. No período de 1971 a 1985, exerceu seus dois primeiros mandatos como senador. Com o fim do bipartidarismo, em 1979, participou da fundação do PDS (Partido Democrático Social), sendo o primeiro presidente do partido e senador da legenda.

Com a indicação de Paulo Maluf como candidato à presidência pelo PDS, Sarney rompe com o partido e faz uma aliança com o PMDB, intitulada “Frente Liberal”, compondo a chapa vitoriosa no Colégio Eleitoral. Ele como vice-presidente, Tancredo Neves de presidente. Com Tancredo impossibilitado de assumir a presidência por conta de sua doença, Sarney assumiu interinamente, em 15 de março de 1985. Já no dia 22 de abril, daquele mesmo ano, foi efetivado como presidente da República, devido à morte do presidente eleito.

A presidência de Sarney (1985-1990) passa pelo período caracterizado pela redemocratização da República brasileira, com destaque para o ano de 1988, quando a Constituição Brasileira “cidadã” foi promulgada. O período também é lembrado pela grande crise inflacionária na economia do país. O governo Sarney lançou planos econômicos, como o “Plano Cruzado”, para tentar solucionar o problema, mas a crise se arrastou por anos.

Com o fim de seu mandato, houve as primeiras eleições diretas à presidência da República, quando Fernando Collor foi eleito por votos do povo brasileiro. Nessas eleições, Sarney mudou seu domicilio eleitoral para o recém-criado estado do Amapá (1991), por onde conseguiu ser eleito por três mandatos consecutivos para o Senado Federal, saindo do cargo apenas em 2015. Sarney foi escolhido pelos senadores como presidente da casa por quatro vezes, mesmo com seu envolvimento em diversos escândalos de corrupção. Sarney anunciou sua aposentadoria em 2015.

Fonte: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/jose-ribamar-ferreira-de-araujo-costa / Acesso: mai. 2021
José Sarney de Araújo Costa

José Sarney

Pinheiro, MA, 24 de abril de 1930