José Rodrigues Leite e Oiticica

José Rodrigues Leite e Oiticica nasceu em Oliveira, Minas Gerais, em 22 de julho de 1882, filho de Francisco de Paula Leite e Oiticica. Tornou-se importante militante anarquista e filólogo, no início do século XX. Chegou a ingressar nas faculdades de Direito e Medicina, mas não concluiu nenhum dos bacharelados. Iniciou a militância anarquista em 1912, participando sistematicamente da imprensa anarquista e operária. Em 1914, lecionou na escola Dramática do Rio de Janeiro. Em 1917, tornou-se professor de português no tradicional colégio Dom Pedro II. Em 1918, foi preso na articulação de uma insurreição operária no Rio de Janeiro. Como integrante do movimento anarquista, publicou a obra "Princípios e fins do programa comunista-anarquista' (1919) e "A doutrina anarquista ao alcance de todos".

Entre 1929 e 1930, lecionou filologia portuguesa na Universidade de Hamburgo, na Alemanha. Também lecionou na Universidade do Distrito Federal (ainda o Rio de Janeiro nesse período), na década de 1930. Publicou importante conjunto de obras linguístico-filológicas, como "Estudos de fonologia" (1916); "Do método no estudo das línguas sul-americanas" (1930); "Roteiro de fonética fisiológica, técnica do verso e dicção"; e A teoria da correlação (1955).

Foi pai de Hélio Oiticica, um dos fundadores do movimento da Tropicália. No dia 29 de junho de 1957, depois do aniversário de um dos seus netos, faleceu aos 75 anos de idade.

Fonte: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/OITICICA,%20Jos%C3%A9.pdf / Acesso: mai. 2021

José Rodrigues Leite e Oiticica

José Oiticica