Joice Cristina Hasselmann

Joice Hasselmann nasceu no dia 29 de janeiro de 1978, na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. Graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário Santa Amélia, Hasselmann iniciou seu trabalho como comunicadora na rádio CBN, passando pela BandNews FM,  revista VEJA e emissoras afiliadas da Rede Record e SBT. Já naquele período, sua imagem vinha ganhando espaço, fruto da atuação como comentarista de política em redes sociais e em rádios, ambientes em que defendia o combate à corrupção. Em seu canal do Youtube, comenta sobre o cenário político nacional. 

Defensora da Lava Jato, ganhou notoriedade, em 2015 e 2016, ao participar de manifestações que defendiam publicamente o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, lideradas por movimentos como Vem Pra Rua e Movimento Brasil Livre (MBL). No mesmo período, dedicou-se à escrita de uma biografia do juiz federal Sérgio Moro, intitulada Sérgio Moro: a história do homem por trás da operação que mudou o Brasil.

Vista como influenciadora digital no âmbito político, a jornalista se filiou ao Partido Social Liberal (PSL), em 2018, e foi convidada por Jair Bolsonaro a se lançar como candidata ao Senado Federal, representando o estado de São Paulo. Pouco antes da convenção partidária, porém, decidiu optar pela candidatura à Câmara dos Deputados. Em 7 de outubro do mesmo ano, foi eleita deputada federal com mais de 1 milhão de votos, a deputada mais votada no estado de São Paulo. Em sua campanha, garantiu apoio a determinadas políticas de segurança, como a redução da maioridade penal e a flexibilização do porte de armas. Também defendeu iniciativas como o projeto Escola Sem Partido.

Em 2019, ainda em seu primeiro mandato, foi escolhida pelo presidente Jair Bolsonaro, como a líder do governo no Congresso Nacional, com a responsabilidade de articular a aprovação da Reforma da Previdência. Foi destituída do cargo após dez meses. Apesar da saída ser prevista, as indisposições da deputada federal com os filhos do presidente acarretaram em futuro incerto da família Bolsonaro dentro do PSL. Enquanto Bolsonaro participa da construção do Aliança Liberal, seus filhos migraram para o Republicanos, ligado a Edir Macedo, conhecido bispo da Universal.

Em 2020, Hasselman rompe com Jair Bolsonaro e passa a compor a oposição ao presidente da república. No mesmo ano, se candidata à prefeitura da cidade de São Paulo, terminando a corrida em sétimo lugar.

Em 2022, anuncia sua desfiliação do PSL para adentrar o União Brasil, do qual se afasta meses depois para filiar-se ao PSDB. É pelo PSDB que concorre ao cargo de deputada federal, não conseguindo se eleger. 

Fonte: https://veja.abril.com.br/politica/filhos-de-bolsonaro-se-filiam-ao-partido-do-bispo-edir-macedo/ / Acesso: mai. 2021

https://tudo-sobre.estadao.com.br/joice-hasselmann / Acesso: mai. 2021

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/02/27/Quem-%C3%A9-Joice-Hasselmann.-E-seu-papel-como-l%C3%ADder-do-governo-no-Congresso / Acesso: mai. 2021

Joice Hasselmann sobre ataques ao romper com Bolsonaro: "Foi estupro moral" - 26/10/2020 - UOL Universa

Joice Hasselmann perde 1 milhão de votos e não se reelege deputada (uol.com.br) Acesso: nov.2022

Joice Cristina Hasselmann

Nomes Políticos
Joice Hasselmann

Nascimento
Ponta Grossa, RS, 29 de janeiro de 1978


Participações

Organização Função Início Término Cidade Estado
União Brasil
Membro do partido 2022 2022
Partido Social Liberal (PSL)
Membro do partido 2018 2022
Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)
Membro do partido 2022
Partido Social Liberal (PSL)
Deputado (a) Federal 2019 São Paulo SP