João Agripino da Costa Doria Junior

João Agripino da Costa Doria Junior, filho do publicitário e ex-deputado federal baiano João Doria e da empresária paulista Maria Sylvia, nasceu em 16 de dezembro de 1957, em São Paulo (SP). Descende dos Costa Doria, uma família abastada do período colonial, cujos membros foram senhores de engenho, militares e políticos da Bahia e de Sergipe. Seu pai se elegeu deputado federal em 1960, mas teve seu mandato caçado pelo Ato Institucional N° 1 (AI-I), exilando-se na França com sua mulher e seus dois filhos. Por essa razão, Doria viveu parte de sua infância na França. Dois anos depois, Maria Sylvia retornou ao Brasil trazendo Doria e seu irmão mais novo. Para manter a família, Maria Sylvia abriu empresa fabricante de fraldas. Nesse período, Doria conseguiu o seu primeiro emprego, um estágio na Agência Standard, em 1970.

Ainda adolescente, estudante de graduação em Comunicação Social, assumiu diretoria na antiga TV Tupi São Paulo, iniciando sua jornada no mundo jornalístico televisivo. Em pouco tempo, assumiu cargo na Rede Bandeirantes, e, poucos anos depois, com a bagagem adquirida nas emissoras de televisão, tornou-se diretor na MPM, nesse tempo a maior agência de propaganda do país. Por essa mesma época, formou-se na FAAP e fez vários cursos de gestão empresarial. Pouco depois de formado em Jornalismo e Publicidade, aos 21 anos, tornou-se diretor de comunicação da FAAP (1981–83) e da Rede Bandeirantes de Televisão (1979–82).

Em 1983, por indicação de Franco Montoro, antigo companheiro de seu pai no PDC e então governador de São Paulo, Doria se tornou secretário municipal de Turismo e presidente da Paulistur, na gestão de Mário Covas como prefeito da cidade de São Paulo (1983 - 1986). Em 1984, foi um dos integrantes das “Diretas já”. Durante o governo de José Sarney, foi presidente da EMBRATUR e do Conselho Nacional de Turismo, de 1986 a 1988.

Doria se casou com a artista plástica Bia Doria, com quem teve três filhos: João Doria Neto, Felipe e Carolina. Doria investiu no projeto Líderes Empresariais (Lide), associação que une 1700 empresas nacionais e multinacionais responsáveis por 50% do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB); e no Grupo Doria, grupo de comunicação detentor de seis organizações distintas.

Em 2001, filiou-se ao PSDB. Em 2007, junto a outros empresários, liderou o movimento "Cansei", contra o governo Lula. Em 2017, Doria foi eleito prefeito da cidade de São Paulo, ainda em primeiro turno, com 53% dos votos. Abandonou o cargo no ano seguinte para concorrer ao governo do Estado de São Paulo. Foi eleito no segundo turno em disputa contra Márcio França, do PSB.

Em abril de 2022, Dória renunciou ao cargo de govenador do estado de São Paulo com o objetivo de lançar sua candidatura à presidência nas eleições do mesmo ano. No entanto, após uma dificuldade em crescer nas pesquisas e por pressão de seu próprio partido, Dória optou por retirar sua candidatura e declarou, em maio do mesmo ano, afastamento da vida política.

Fonte:  http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/joao-agripino-da-costa-doria-junior Acesso: jan.2020.

https://www.uol.com.br/eleicoes/2022/05/23/pronunciamento-joao-doria-23-de-maio.htm  Acesso: jul.2022

João Agripino da Costa Doria Junior

João Dória