Francisco de Paula Rodrigues Alves

Rodrigues Alves nasceu na fazenda Pinheiro Velho, em Guaratinguetá (SP), no dia 7 de julho de 1848. Filho do português Domingos Rodrigues Alves e de Isabel Perpetua de Martins. Iniciou seus estudos em Guaratinguetá. Em 1859, entrou no colégio interno imperial D. Pedro II, sendo um aluno exemplar, com notas máximas em todas as matérias. Em 1866, ingressou na Faculdade de Direito de São Paulo. Em 1870, forma com Rui Barbosa e Luiz Gama a Fraternidade Primavera, uma organização abolicionista que defendia a causa dos escravos. Nesse mesmo ano, ingressa no partido A Opinião Conservadora, exercendo as funções de promotor de justiça e juiz municipal em Guaratinguetá. Em 1872, é eleito deputado provincial de São Paulo, exercendo o cargo até 1879. Em 1875, casa-se com sua prima Ana Guilhermina de Oliveira Borges. Com seu irmão e a sogra criam uma empresa expansionista da cultura cafeeira.

Com o fim de seu segundo mandato, na Assembleia Legislativa de São Paulo, volta para Guaratinguetá, e é eleito deputado geral em 1885. Mais tarde, em 1887, torna-se presidente de São Paulo, exercendo o cargo até 1888. Pelos serviços prestados, recebe o título de conselheiro, pela Princesa Isabel, retornando ao cargo de deputado provincial. Abandona o cargo em 1892, mas retorna a ele depois de um chamado do então presidente da República, Prudente de Morais. Em 1900, torna-se novamente presidente de São Paulo.

Em 1902, foi eleito o terceiro presidente civil do Brasil. Durante seu governo, o Rio de Janeiro passou por um processo de modernização e urbanização. O Barão do Rio Branco foi nomeado para tratar das Relações Exteriores. O saneamento ficou a cargo do médico Oswaldo Cruz, que procurou combater as diversas epidemias que matavam muitos brasileiros. Uma medida, que obrigou a vacinação de todos os brasileiros, revoltou a população, foi a chamada Revolta da Vacina, de 1904. Em 1906, com o fim do mandato, retornou à Guaratinguetá.

Em 1912, assumiu pela terceira vez o cargo de presidente de São Paulo, agora com projeto de expansão da Educação. Foi eleito, novamente, presidente do país em 1918, mas sua doença o impediu de assumir o cargo. Faleceu em 16 de janeiro de 1919, vítima de gripe espanhola.

Fonte: https://www.ebiografia.com/rodrigues_alves/  Acesso:  mai.2017.

Francisco de Paula Rodrigues Alves

Rodrigues Alves