Delfim Moreira da Costa Ribeiro

Nascido em Cristina, uma pequena cidade mineira, em 7 de novembro de 1868, Delfim Moreira da Costa Ribeiro foi pertencente à geração dos republicanos históricos. Esteve envolvido na fundação dos jornais República Mineira e Vinte um de abril. Ocupou cargos políticos tanto pela cidade natal, quanto por Minas Gerais, chegando a se tornar presidente do Brasil. Em 1886, ingressou na Faculdade de Direito de São Paulo, formando-se em 1890. Logo ocupou o cargo de Promotor Público de Santa Rita de Sapucaí e Pouso Alegre. Em seguida, tornou-se juiz municipal. Ingressou na carreira política como vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Santa Rita. Posteriormente, em 1894, foi eleito deputado estadual, representando Minas Gerais.

Em 1902, foi nomeado pelo governador, Francisco Antônio Salles, ao cargo de secretário do Interior do estado de Minas, função que ocuparia até 1906, quando torna-se senador. Devido à uma enfermidade, teve que renunciar e se retirar numa fazenda, no interior de Minas Gerais, por dois anos. Apenas em 1908, conseguiu ocupar o cargo de senador. Entre 1910 a 1914, assumiu novamente a secretaria do Interior de Minas Gerais. Em 1914, foi eleito presidente de Minas Gerais, ofício correspondente ao de governador hoje em dia. Terminou o mandato em 1918, com reputação alta em decorrência da boa administração das finanças do estado. Ainda nesse ano, foi eleito vice-presidente do Brasil, na chapa com Rodrigues Alves. Este faleceu pouco tempo depois da vitória, fazendo de Delfim Moreira presidente do Brasil. Seguindo os princípios constitucionais, ele convocou novas eleições, assim que a morte do presidente eleito foi constatada oficialmente.                                                                                                                                                                     

Apesar do curto período de tempo na liderança do país, Moreira entrou em conflito, diversas vezes, com comunistas e operários, fechando sindicatos e exilando militantes comunistas. Em 1919, Delfim entregou o poder a Epitácio Pessoa. Em 1920, prestes a completar 84 anos, faleceu de Sífilis Terciária, na cidade onde passou a maior parte da vida, Santa Rita do Sapucaí.

Fonte:

http://www.an.gov.br/crapp_site/default.asp.  Acesso: ago.2016.

http://www.historiabrasileira.com/biografias/delfim-moreira/.  Acesso: agos.2016.

Delfim Moreira da Costa Ribeiro

Nomes Políticos
Delfim Moreira

Nascimento
Cristina, MG, 07 de novembro de 1868

Falecimento
Santa Rita do Sapucaí, MG, Brasil, 01 de julho de 1920


Participações

Organização Função Início Término Cidade Estado
Aliança Liberal
Presidente (a) da República 1918 1919 Belo Horizonte MG

Formações

Instituição de Ensino Campo de Estudo Início Término
Universidade de São Paulo (SP) 1886 1890