Benjamin Constant Botelho de Magalhães

Nascido na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro, Benjamin Constant foi um militar e político articulador das ideias republicanas. Considerado o “Fundador da República no Brasil”, incentivou a Proclamação da República (1889), ao lado do Marechal Deodoro da Fonseca, organizando o movimento militar que depôs a Monarquia. Em sua infância, a família passou por diversos momentos de dificuldades financeiras e, em 1849, seu pai, que administrava uma fazenda, veio a falecer. Esse fato gerou em sua mãe grande desequilíbrio emocional e psicológico, e também marcou profundamente a personalidade de Benjamin, que chegou a tentar se suicidar. Para ajudar no sustento da família, e tentar a carreira de docente, ele ingressou na Escola Militar do Rio de Janeiro, em 1852.

Em 1854, começou sua carreira como professor de matemática na mesma instituição. Em 1862, é nomeado professor de matemática do Instituto dos Meninos Cegos, que fora fundado em 1854, por D. Pedro II. Dada à atuação de Benjamin Constant, que chegaria a ser seu terceiro diretor, o instituto recebe, em 1891, o nome Instituto Benjamin Constant. Ele foi também professor de matemática no Imperial Colégio de Pedro II e fundou a Escola Normal Superior (1880). Benjamin foi adepto e divulgador das ideias positivistas de Augusto Comte (1789-1857), sendo o idealizador da expressão “Ordem e Progresso”, presente na Bandeira Nacional. Ademais, foi um dos fundadores (ao lado de seus ex-alunos Miguel Lemos e Raimundo Teixeira Mendes) do “Apostolado Positivista do Brasil”, grupo de intelectuais adeptos da filosofia de Comte.

Sua atuação de apenas um ano na Guerra do Paraguai (1865-1870) - a malária contraída o fez retornar ao Brasil - foi suficiente para que percebesse as dificuldades do campo de batalha, que não se circunscreviam somente ao inimigo, mas estavam presentes na precariedade em que as tropas brasileiras se viam enredadas. Em 1887, Benjamin Constant funda o Clube Militar, instituição que se dedicou à propaganda republicana. A sessão de 9 de novembro de 1889, que decidiria pela queda da Monarquia, foi presidida por Constant, que após a proclamação da República ocupou o cargo de Ministro da Guerra do Governo Provisório, com o posto de General-de-brigada. Segundo seus biógrafos, por discordar das ideias de Deodoro da Fonseca, foi afastado do cargo e assumiu a pasta, para ele criada, da Instrução Pública, Correios e Telégrafos.

Fonte: http://mapa.an.gov.br/index.php/publicacoes2/70-biografias/611-benjamin-constant-botelho-de-magalhaes  Acesso: fev.2020.

Benjamin Constant Botelho de Magalhães

Benjamin Constant